O Barco da Páscoa



Esta imagem de um barco que jaz no fundo de um Rio é triste, melancólica e, aparentemente, sem qualquer significado. No entanto, este barco é a parte mais importante de uma tradição secular do Alto Minho em Portugal, nomeadamente, na freguesia de Fiscal em Amares.

O Barco da Páscoa
Durante a festa da Páscoa, em Março ou Abril, é tradição nas aldeias minhotas o Padre levar a Santa Cruz com Jesus Crucificado, o denominado Compasso Pascal, a todas as casas das povoações para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo à dois mil anos atrás.

Em Fiscal, esta tradição cumprir-se-ia de forma normal se não houvesse um rio a atravessar a aldeia - O Rio Homem.

Assim, para o senhor Pároco levar a Cruz as casas dos habitantes terá de atravessar o Rio, de barco. É este o barco que atravessa o rio com a sagrada Cruz.

Mas as imagens tristes que podem ver aqui nada tem a ver com o clima de festa com o qual se faz esta simbólica travessia.

O barco é todo enfeitado com belas flores, a multidão acompanha, noutros barcos e nas margens a passagem, o fogo-de-artifício "estala" no céu e até é habitual a música de uma Banda Local. É um peculiar cortejo ribeirinho.

Cumprida a tradição o barco é ancorado na margem do rio que pode assim regressar à calma habitual depois de toda aquela agitação. Mas para o ano há mais...!

  O Barco da Páscoa
Enhanced by Zemanta


Comentários

  1. Olá amigo João como vai, suas fotos estão lindas.Parabéns por nos mostrar as coisas boas da terrinha irmã.

    Deixei um Selo prá vc. no http://anjodeduascaras.blogspot.com

    Sucesso

    Donizete

    ResponderEliminar
  2. Amigo tem um selo de presente para você no meu blog.

    ResponderEliminar
  3. Olá João, a história é muito bonita e as fotos também.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. João,
    Saber a história de um povo, uma cidade, país, é algo muito encantador.
    Aprecio ainda mais quando se fala de tradições. Seu blog apresenta fotos belíssimas desta terra que fez história na vida dos meus avós. Meu avô por parte de mãe era português, mas não cheguei a conhecê-lo.
    Abraço forte e uma boa Páscoa para você.
    Abraço,
    Regly

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blogue são moderados e serão publicados após constatação de que estão de acordo com o assunto do artigo.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.