O Barco da Páscoa

Esta imagem de um barco que jaz no fundo de um Rio é triste, melancólica e, aparentemente, sem qualquer significado. No entanto, este barco é a parte mais importante de uma tradição secular do Alto Minho em Portugal, nomeadamente, na freguesia de Fiscal em Amares.

O Barco da Páscoa
Durante a festa da Páscoa, em Março ou Abril, é tradição nas aldeias minhotas o Padre levar a Santa Cruz com Jesus Crucificado, o denominado Compasso Pascal, a todas as casas das povoações para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo à dois mil anos atrás.

Em Fiscal, esta tradição cumprir-se-ia de forma normal se não houvesse um rio a atravessar a aldeia - O Rio Homem.

Assim, para o senhor Pároco levar a Cruz as casas dos habitantes terá de atravessar o Rio, de barco. É este o barco que atravessa o rio com a sagrada Cruz.

Mas as imagens tristes que podem ver aqui nada tem a ver com o clima de festa com o qual se faz esta simbólica travessia.

O barco é todo enfeitado com belas flores, a multidão acompanha, noutros barcos e nas margens a passagem, o fogo-de-artifício "estala" no céu e até é habitual a música de uma Banda Local. É um peculiar cortejo ribeirinho.

Cumprida a tradição o barco é ancorado na margem do rio que pode assim regressar à calma habitual depois de toda aquela agitação. Mas para o ano há mais...!

  O Barco da Páscoa
Enhanced by Zemanta



2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31