Fajã dos Cubres




A aldeia de Fajã dos Cubres foi considerada pelo público, através de votação, em 03/09/2017, por iniciativa da RTP, no âmbito da edição das Sete Maravilhas dedicada às aldeias portuguesas que tem como objetivo promover o património histórico, natural e gastronómico, a vencedora na categoria de "Aldeias do Mar".

A Fajã dos Cubres é considerada uma das mais bonitas e exóticas fajãs da ilha de São Jorge, localiza-se na freguesia de Ribeira Seca, concelho da Calheta.

A palavra “Cubre” tem a sua origem numa planta com o mesmo nome que abunda nas redondezas desta localidade.

Neste local existiu uma pequena povoação que foi completamente arrasada pelo terramoto de 9 de Julho de 1757, foi depois reconstruída e povoada, chegando mesmo a existir uma escola primária que encerrou devido à falta de alunos.

Do seu patrimônio destacam-se as casas e povoados tradicionais e a Ermida de Nossa Senhora de Lurdes, datada de 1908, cujas águas do poço são tidas como milagrosas e leva os peregrinos da ilha a lavarem-se nelas.


Crédito da foto: By José Luís Ávila Silveira/Pedro Noronha e Costa - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7774004


Comentários