A Flora dos Rios



A flora dos rios é parte fundamental de um ecossistema bastante frágil mas muito importante para a preservação dos habitats ribeirinhos.

As plantas que se podem encontrar perto dos leitos dos rios ou mesmo como parte integrante dos mesmos, além da sua beleza natural escondem alguns segredos maravilhosos do ponto de vista ambiental.

Vejamos o exemplo das plantas aquáticas que filtram a água do rio combatendo, dentro do possível, a poluição.

Servem também de abrigo aos alevins dos peixes que, abrigados nos seus ramos, se escondem de eventuais predadores. Estes, por outro lado, preparam as suas emboscadas perto destas plantas.
Como podem ver, um simples tufo de plantas como podem ver na foto abaixo, esconde um sem número de seres vivos que interagem naturalmente e usufruem do potencial destes vegetais.

A Flora dos Rios A Flora dos Rios Nestas fotos, mostro-vos a vegetação das margens do rio Homem. Estas plantas embora não sejam parte integrante do curso de água, são também elas muito importantes na preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
  A Flora dos Rios A Flora dos Rios A Flora dos Rios


Comentários

  1. Como é bonito ver a natureza em sua exuberância de cores e texturas.
    Lindas fotos.
    Sill

    ResponderEliminar
  2. Que maravilhosa é a nossa natureza, pena que por vezes seja tão esquecida...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blogue são moderados e serão publicados após constatação de que estão de acordo com o assunto do artigo.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.