Os Moinhos de Vento em Apúlia

Apúlia é uma antiga e tradicional vila piscatória do norte de Portugal.

Desde sempre que os seus habitantes aproveitaram o facto de esta costa ser constantemente fustigada por ventos vindos do oceano e construíram estes belos Moinhos de Vento que, apesar de já não moerem o cereal, são património cultural.

À semelhança do moinho ribeirinho, este tipo de moinhos utilizavam o mesmo sistema para moer os cereais, sendo a única diferença, a força motriz, isto é, enquanto que nos moinhos de rio eram movidos pela força das águas, o moinho de vento é movido pela força do vento. O vento fazia mover uma espécie de velas pequenas fixas em paus (ver foto n.º 4) que depois moviam a pedra que triturava o cereal, no interior do moinho.

Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia
Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia
Como ir
Braga a Esposende pela A11 – cerca de 40 Km e depois seguir, em direção à Póvoa de Varzim pela estrada nacional. Apúlia fica distanciada de Esposende cerca de 5 Km.
Onde se Instalar
Hotel Apúlia Praia a 100 metros da praia.
Gastronomia
Em Apúlia, a gastronomia é típica das comunidades que vivem à beira mar: bom peixe, bom marisco e boa doçaria.
Não perca a sardinha assada que é servida em tascas tradicionais que se situam perto da praia.
Lazer
Para além das praias, pode sempre fazer pesca desportiva, Kite Surf, vela. Enfim, todos os desportos relacionados com o mar.
Paisagens perto



2dab8913d62350139b8000ff1fc3800f99a9bd31