Os Moinhos de Vento em Apúlia

Apúlia é uma antiga e tradicional vila piscatória do norte de Portugal.

Desde sempre que os seus habitantes aproveitaram o facto de esta costa ser constantemente fustigada por ventos vindos do oceano e construíram estes belos Moinhos de Vento que, apesar de já não moerem o cereal, são património cultural.

À semelhança do moinho ribeirinho, este tipo de moinhos utilizavam o mesmo sistema para moer os cereais, sendo a única diferença, a força motriz, isto é, enquanto que nos moinhos de rio eram movidos pela força das águas, o moinho de vento é movido pela força do vento. O vento fazia mover uma espécie de velas pequenas fixas em paus (ver foto n.º 4) que depois moviam a pedra que triturava o cereal, no interior do moinho.

Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia
Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia Paisagens de Portugal - Os Moinhos de Vento em Apúlia
Como ir
Braga a Esposende pela A11 – cerca de 40 Km e depois seguir, em direção à Póvoa de Varzim pela estrada nacional. Apúlia fica distanciada de Esposende cerca de 5 Km.
Onde se Instalar
Hotel Apúlia Praia a 100 metros da praia.
Gastronomia
Em Apúlia, a gastronomia é típica das comunidades que vivem à beira mar: bom peixe, bom marisco e boa doçaria.
Não perca a sardinha assada que é servida em tascas tradicionais que se situam perto da praia.
Lazer
Para além das praias, pode sempre fazer pesca desportiva, Kite Surf, vela. Enfim, todos os desportos relacionados com o mar.
Paisagens perto

Comentários

  1. Gracias

    Bem vindo ao meu blogue e volte sempre.

    ResponderEliminar
  2. Ola!!!!

    Meu nome é Fernando Rubio. Anos atrás, eu fiz um Erasmus na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila-real. Como resultado, eu consegui descobrir Portugal como nenhum outro turista, desfrutardo as costumes e a cultura Português no dia a dia.

    Em uma das viagens através do país descobriu os moinhos da praia de Apulia, e gostei muito deles!!!!!!. Agora eu estou tentando entrar em contato com os senhorios dos moinhos o cualquier perssoa que gerência o seu aluguer, mas, infelizmente, me é impossível.

    Como o seu blog é sobre Apulia, eu gostaria de perguntar-lê se você conhece a empresa que administra as casas, e se seria gentilmente me dar o endereço ou o telefone deles.

    Desculpas por as falhas com o Português


    Obrigado por toda a atenção

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Olá Fernando:

    Obrigado pela visita.
    Vou tentar saber.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Leia antes de fazer seu comentário:
- Os comentários do blogue são moderados e serão publicados após constatação de que estão de acordo com o assunto do artigo.
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Os comentários não reflectem a opinião do autor.